quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto de Ensino

E.M. PREFEITO DIONÍSIO ANTONIO MOUCO
PROFESSORAS:Andréia Alessandra Burati Moralez
                                 Maria Lucia Mendes Antonangelo
                                   Márcia  Regina Benetti.
1º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular:
- Linguagem oral e escrita.
Introdução
            Este projeto visa envolver as crianças no processo de aquisição da escrita refletindo sobre o papel das vogais na construção das palavras, espera-se que possam ampliar a percepção da sonoridade na composição das sílabas, avançando nos registros comuns.
Desenvolvimento
Fazer com que o educando descubra e perceba que para existir a comunicação entre as pessoas devemos incorporar saberes facilitando, construindo nossa vida no cotidiano.
Justificativa
O aluno deve saber ouvir, saber fazer, apropriando-se das aprendizagens significativas
Objetivo
- Revisar as vogais;
- Correlacionar as vogais a diversos objetos;
- Observar e contar quantas letras formam as vogais;
- Perceber as vogais analisando-as a partir de palavras.  
Conteúdo
- conhecimento prévio;
- vogais;
- nomeação de desenhos, figuras com cada vogal;

Metodologia
Utilização com a interação favorável utilizando com sabedoria todos os recursos previstos
Referências


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O que é Currículo

O currículo determina o que, como e quando ensinar e também como e quando avaliar. A elaboração do currículo depende da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem, o desenvolvimento do currículo no contexto escolar vai além das grades curriculares envolve toda a comunidade escolar, bem como a vida do aluno, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema educacional na dinâmica que envolve o processo de ensino e aprendizagem.
Para ZABALZA (1992:12) currículo é “o conjunto dos pressupostos de partida, das metas que se desejam alcançar e dos passos que se dão para as alcançar; é o conjunto dos conhecimentos, habilidades, atitudes, etc., que são considerados importantes para serem trabalhados na escola, ano após ano. E, supostamente, é a razão de cada uma dessas opções”.
A integração de tecnologias de informação e comunicação ao currículo permite expandir as situações da aprendizagem e englobar a complexidade do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
Portanto o currículo é o conjunto de ações desenvolvidas na escola no sentido de oportunizar a aprendizagem aos educandos, e o uso das tecnologias pode  auxiliar o processo de aquisição de aprendizagem bem como facilitar os registros dos professores quanto ao avanço de seus alunos.
Fontes:
Ø  Apostila Proinfo Integrado Módulo 2.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

WIKIPÉDIA E WIKCIONÁRIO

            O termo wiki refere-se a um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criado por Ward Cunningham e foi adotado por Jimmy Wales e Larry Sanger que já tinham um projeto de enciclopédia on-line colaborativa.
            Apesar de ser composto por materiais dispersos e produzidos muitas vezes sem compromissos por pessoas com interesses comuns, o wiki acaba por organizar e manter a qualidade do conteúdo.
            A Wikipédia é uma enciclopédia mundial onde as pessoas além de ler seus conteúdos podem também modificá-lo, acrescentando ou retirando algo. Quem fiscaliza esses conteúdos e suas modificações são os próprios usuários.
            O conteúdo da Wikipédia é confiável, pois possui um número grande de verbetes escritos de forma cooperativa, os que se propuserem a escrever devem seguir regras que garantem a proteção e confiabilidade da enciclopédia. Uma forma de saber se um assunto é confiável, é verificar quanto tempo foi postado e quantas vezes foi revisado.
            Seguindo o mesmo padrão tem também o wikcionário, que é um dicionário on-line, escrito também de forma colaborativa.Ele é por projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciamos o projeto em 3 de Maio de 2004 e temos 175 891 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição, assim como a Wikipédia ele também impõe regras a seus colaboradores.
                Estes são textos livres e dinâmicos que contrastam com os livros em seu modelo linear, é um trabalho que exige reflexão para se trabalhar a informação.

Fontes:
ü  ”Num mundo wiki, uma escola idem – Parte 1.” ( Jaime Balbino).



Video da aula