quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O que é Currículo

O currículo determina o que, como e quando ensinar e também como e quando avaliar. A elaboração do currículo depende da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem, o desenvolvimento do currículo no contexto escolar vai além das grades curriculares envolve toda a comunidade escolar, bem como a vida do aluno, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema educacional na dinâmica que envolve o processo de ensino e aprendizagem.
Para ZABALZA (1992:12) currículo é “o conjunto dos pressupostos de partida, das metas que se desejam alcançar e dos passos que se dão para as alcançar; é o conjunto dos conhecimentos, habilidades, atitudes, etc., que são considerados importantes para serem trabalhados na escola, ano após ano. E, supostamente, é a razão de cada uma dessas opções”.
A integração de tecnologias de informação e comunicação ao currículo permite expandir as situações da aprendizagem e englobar a complexidade do conhecimento, da ciência e da tecnologia.
Portanto o currículo é o conjunto de ações desenvolvidas na escola no sentido de oportunizar a aprendizagem aos educandos, e o uso das tecnologias pode  auxiliar o processo de aquisição de aprendizagem bem como facilitar os registros dos professores quanto ao avanço de seus alunos.
Fontes:
Ø  Apostila Proinfo Integrado Módulo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário