Ao ler o texto de Sílvio da Costa Pereira – “Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis” pude verificar uma realidade um pouco parecida com a vivenciada na escola de ensino fundamental onde atuo. Nesta escola temos o laboratório de informática onde as crianças tem aulas com uma professora específica da área, nós professoras do ensino fundamental muito pouco utilizamos esta sala, talvez até por falta de formação na área, fizemos algumas atividades nesta sala decorrente de propostas de aula do curso Proinfo Integrado o qual estamos participando.
Outras mídias de nossa escola bastante utilizadas são o rádio, TV e DVD; o rádio às vezes para ouvir histórias ou então em brincadeiras no recreio ou atividades da aula de Educação Física.
A TV e o DVD é o mais comum por nós utilizados, pois quase toda semana incluímos um horário para o filme com intuito lúdico ou então para atividades em sala de aula, atividades que podem ser de linguagem escrita ou linguagem oral, já que na maioria das vezes é feita uma roda de conversa onde a criança expressa oralmente o que mais lhe chamou a atenção no filme, o que mais gostou etc.
Neste mês de novembro outra mídia que está sendo utilizada é o datashow ligado a um computador, a leitura permanente feita pelo professor foi substituída por histórias, músicas, danças e pequenos filmes que nos levam à reflexão sobre a igualdade e o dia da Consciência Negra.
Mas também é necessário aqui que ultrapassemos o simples uso das mídias e possamos chegar ao uso reflexivo e criativo das mídias por parte de professores e alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário